Thursday, September 4, 2008

Pidgin e Google Talk group chat

O GTalk tem função de group chat, porém se você usa o Pidgin irá apenas receber um link para acessar pelo navegador, usando um cliente em Flash.

Investigando um pouco, descobri que é possível entrar no group chat usando o próprio Pidgin, ou até mesmo criar uma sala:
  1. ao receber um convite, siga o link e quando aparecer o botão para iniciar o cliente Flash, selecione para ver o código fonte da página.
  2. Procure pela string de conexão, algo parecido com: private-chat-12345678-dead-beef-feed-fedcba987654@groupchat.google.com
  3. No menu "Amigos" do Pidgin, selecione "Adicionar bate-papo..." e preencha o campo de sala com a parte antes do @ da string anterior e o servidor com groupchat.google.com e clique em Adicionar.
  4. Pronto, você já tem a sala na sua lista e já pode conversar
O mesmo vale para criar novas salas, é só criar uma string para o nome da sala que seja compatível e conectar. Se ela não estiver sendo usada uma nova sala será criada e você pode convidar pessoas para entrar (menu "Conversa" -> "Convidar...").

Se você tem uma conta Jabber, pode criar salas no servidor conference.jabber.org da mesma forma, ou mesmo ver as salas já existentes pelo menu "Ferramentas" -> "Lista de salas", selecione sua conta Jabber, clique em "Obter lista" e preencha com o endereço do servidor.

Fontes:

Labels: ,

1 Comments:

Blogger Waka said...

it works!
\o\

November 21, 2008 10:29 AM  

Post a Comment

<< Home